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Monitor de Pneus de caminhões e ônibus TPMS-3

TPMS-3
R$ 1.249,00 Comprar

TPMS - Tire Pressure Monitor System, ou em português Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneus é um sistema composto de um módulo de controle que é posicionado no painel do veículo e 8 a 26 sensores de pressão e temperatura que são instalados nas válvulas de calibração dos pneus. Seu funcionamento é baseado nas informações que os sensores transmitem por radiofrequência (RF) para o módulo de controle, que mostra ao motorista em seu display os valores de pressão e temperatura de cada pneu em tempo real. As informações são atualizadas no módulo sempre que o veículo estiver acima de 20Km/h. Com o veículo parado os sensores se desligam automaticamente para economizar a bateria interna.

Quando a pressão de qualquer pneu sai dos parâmetros mínimo e máximo configurados, imediatamente é gerado pelo TPMS-3 um alarme visual e sonoro para que o motorista possa corrigir a calibragem do pneu oportunamente. Da mesma forma, se a temperatura do pneu passar do limite configurado, será gerado o alarme, para que o motorista imediatamente encoste e verifique o motivo do superaquecimento, evitando assim um possível estouro do pneu ou até a ocorrência de um acidente. Inúmeros acidentes ocorrem nas estradas do Brasil devido a estouros de pneus de caminhões e carretas; se esses veículos estivessem utilizando um TPMS-3 seria dado um alarme de superaquecimento do pneu antes da iminência de um estouro.

O TPMS-3 possui ainda um painel solar embutido que permite o carregamento da bateria interna do módulo de controle (painel LCD) sem qualquer conexão por cabos, evitando assim fios cruzando a cabine do veículo.

Efeitos nocivos de superaquecimento do pneu:

  • Trincas na região dos talões
  • Derretimento das câmaras de ar e protetores
  • Quebra dos talões durante a desmontagem (petrificação dos talões)
  • Explosão dos pneus
  • Separação em algum componente do pneu

Efeitos nocivos de pressão baixa nos pneus:

  • Perda de aderência e estabilidade
  • Aumento de resistência ao rolamento (atrito)
  • Aumento do consumo de combustível
  • Comprometimento do conforto
  • Aumento da flexibilidade e ruído
  • Aceleração do desgaste, pois gera mais aquecimento
  • Aumento do desgaste nos ombros, o que provoca deslocamento da carcaça
  • Direção pesada
  • Possibilidade de aparecimento de rachadura ou quebra de carcaça e laterais

Efeitos nocivos de pressão excessiva nos pneus:

  • Acelera o desgaste no centro da banda de rodagem
  • Aumenta a possibilidade de estouro por impacto
  • Facilita a entrada de objetos penetrantes (rodagem sob forte tensão)
  • Reduz a estabilidade em curva (menor área de contato)
  • Provoca rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo)
  • Piora o nível de conforto (veículo mais duro / menor flexão)
  • Diminui o amortecimento / maior desgaste de sistemas de amortecimento

BAIXE AQUI UM ARTIGO COMPLETO SOBRE SUPERAQUECIMENTO DE PNEUS EM CAMINHÕES E ÔNIBUS

O TPMS-3 possui ainda um alarme de esvaziamento súbito, para casos de vazamento ou furo no pneu. Com essa função, assim que o pneu começar a esvaziar, mesmo que lentamente, haverá um alarme para que o motorista tenha tempo de encostar em local seguro ou mesmo em uma borracharia para realizar o reparo necessário. Dessa forma evita-se que o furo seja detectado somente quando o pneu estiver totalmente vazio, obrigando uma parada do veículo em locais nem sempre adequados ou mesmo causando a destruição do pneu rodando vazio.

Os sensores instalados nos pneus utilizam bateria do tipo CR1632 de baixíssimo custo, que tem duração média de 2 a 3 anos. A instalação é bastante simples, bastando rosquear o sensor na válvula do pneu, no lugar da capa original. O módulo de controle é alimentado alternativamente por um adaptador que é ligado ao isqueiro do veículo, seja sistema 12V ou 24V.

 

Vantagens da utilização do TPMS


Principais Funções

  • Monitoramento em tempo real de pressão e temperatura dos pneus
  • Alarme de pressão fora da faixa estabelecida
  • Alarme de superaquecimento do pneu
  • Alarme de esvaziamento súbito (furo ou vazamento)
  • Painel solar para recarga da bateria

Especificações Técnicas

Tensão de alimentação do carregador do módulo de controle:9V a 27V
Frequência de comunicação entre os sensores e o módulo de controle: 433,92MHz
Temperatura de operação do módulo de controle: -20°C a +70°C
Tensão de alimentação do sensor: 3V (bateria CR1632)
Faixa de detecção do sensor: 1,4 Psi ~ 188,5 Psi / 0,1 Bar ~ 13 Bar
Faixa de detecção de temperatura do sensor: -40°C a +99°C
Vida útil das baterias dos sensores: em média 2 anos

Conteúdo do Kit Básico

  • Módulo de controle
  • Módulo repetidor de sinal para veículos longos
  • 8 sensores com baterias incluídas
  • Adaptador de isqueiro automotivo
  • Suporte de para-brisa
  • Anéis de vedação sobressalentes
  • Ferramenta de abertura e instalação do sensor

 

Sensor de pressão para TPMS-3 avulso (até 188 PSI)

A Tecnologia GPS oferece sensores avulsos para veículos que possuam mais de 8 pneus ou para  reposição no sistema TPMS-3, caso aconteça alguma eventualidade. Lembramos que o Kit básico do TPMS-3 acompanha 8 sensores.

R$ 85,00 (valor unitário)

 

 

 


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